domingo, 25 de abril de 2010

GRUPO ATIVA IDADE DE MATINHOS


A Casa da Cultura iniciou as atividades do grupo formal da Terceira Idade. Até então vinha-se promovendo dinâmicas variadas ao grupo Estrela da Manhã, que utiliza do espaço da Casa para sua reuniões. O novo grupo recebeu o nome de "ATIVA IDADE" e tem em sua programação uma proposta de experiências culturais variadas. O Grupo Ativa Idade, sob o rientação do Prof. Delcio Ramos, já fez caminhada ecológica conhecendo algumas histórias sobre Matinhos, conheceu o memorial Saga da Caetana e sua história, teve aulas e esperiências com dança e movimentos e participou de palestra sobre qualidade de vida. As reuniões do Grupo Ativa Idade da Casa da Cultura acontecem todas as Quintas-Feiras das 15:00 às 17:00 Horas.

UNIVERSIDADE TUIUTI FOTOGRAFA MATINHOS


A UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ, por meio do CURSO DE TECNÓLOGO EM FOTOGRAFIA fará um registro fotográfico de Matinhos. O ensaio irá destacar a realidade do Município por meio de intervenção exploratória, mediada pela busca de conhecimento empírico, com um olhar antropológico, e uma perspectiva crítica sobre o ambiente, tendo como parâmetro uma abordagem socioambiental – identificação de elementos que correspondem a uma leitura das relações que caracterizam a ação humana sobre o meio.
O grupo, formado pela professora responsável pela disciplina Daniele Marques Vieira e pelos alunos reuniu-se no último dia 25 com o Diretor de Cultura do município de Matinhos, Délcio Ramos a fim deste compartilhar conhecimentos e configurar um panorama do lugar por meio de informações e das condições que viabilizarão as abordagens. Nesta oportunidade foi realizado o planejamento conjuntamente com o diretor de cultura pela definição de um roteiro para transitar entre os contextos estabelecidos previamente, considerando o cronograma de visitas, bem como os mediadores culturais – guias locais para levar o grupo.
Os alunos de fotografia que registrarão esta experiência são: Cristiane Partica, Isaac Benavides, Luana Raldi, Meiriely Olivato, Tiago Ferraz

terça-feira, 20 de abril de 2010

TERCEIRA IDADE DA CASA DA CULTURA CONHECE A SAGA DA CAETANA

No dia 15 de Abril o Grupo da Terceira Idade da Casa da Cultura conheceu através do Professor e Diretor de Cultura Delcio Ramos a "SAGA DA CAETANA".
Contam que Caetana Paranhos, professora, hoje nome de escola municipal, morava em Caiobá e vinha a cavalo todas as manhãs reger aulas em Matinhos. Ela trabalhava na escola, onde hoje é a Câmara Municipal.

Caetana retornava à noitinha para casa.

Lá pelos idos de 1900, existiam muitas onças na região. Próximo a um córrego, numa noite de luar uma onça acometeu a montaria de Caetana junto aos rochedos, num lugar no extremo sul de Caiobá. Quando Caetana caiu desfalecida e a onça ia atacá-la o cavalo gritou “Caetana” e a onça fugiu.

Dizem que Caetana na linguagem dos animais significa onça. Até hoje contam que tempos depois alguns alunos ainda viam o cavalo da mestra, circulando pela região.

No local existe uma estátua do cavalo que foi visitada pelo grupo com o monitoramento do Diretor.

IGREJA CATÓLICA CELEBRA A CRISMA

Na úlltima Sexta-Feira (Dia 16)aconteceu na Igreja Católica de Matinhos a celebração da Crisma ministrada por D.João, Bispo da Diocese de Paranaguá.
Segundo a doutrina da Igreja Católica a Crisma ou a Confirmação é um sacramento da Igreja Católica em que o fiel recebe através da ação do bispo uma unção com o Crisma (óleo).
Iniciação
O Crisma, juntamente com o Batismo e a Eucaristia, são considerados pela Igreja Católica como sendo os "sacramentos da iniciação cristã". A imposição das mãos é reconhecida pela tradição católica como a origem do sacramento da Confirmação.
A Igreja afirma que a celebração deste sacramento resulta a efusão especial do Espírito Santo, como outorgado antigamente aos apóstolos por ocasião do Pentecostes, o aprofundamento e crescimento da graça batismal e do sentido da filiação divina, une o crismando mais solidamente a Cristo, aumenta os dons do Espírito Santo, torna mais perfeita a sua vinculação com a Igreja e concede uma especial graça para testemunhar a fé. A doutrina sobre este sacramento afirma que ele imprime "caráter", como que se deixasse na alma um selo ou marca indelével que vincula o crismando como se fosse uma "propriedade" de Cristo. Este evento normalmente é realizado após os 15 anos de idade, sendo esta considerada a Idade da Razão.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...