segunda-feira, 16 de maio de 2011

Indústria do Conhecimento é inaugurada com uma grande homenagem.

No dia 21 de Janeiro de 2010, em plena temporada de  verão, o Prefeito Eduardo Dalmora recebeu a visita do Sr. Raphael Hardy Fioravanti, Analista Técnico Sênior da Gerência de Projetos de Articulação Estratégica do SESI-PR, onde foi assinado um Convenio entre o SESI e a Prefeitura Municipal, proporcionando à  população do município um dos módulos da "Indústria do Conhecimento", um Centro Multimídia que  visaria facilitar o acesso da população à informação disponível em mídia impressa e eletrônica, adquirindo novos conhecimentos GRATUITAMENTE. O local seria equipado com: Rede de computadores, ar condicionado, acesso à internet, acervo de 1300 livros e 10 mil títulos em mídia eletrônica. 
Pouco mais de um ano depois a população de Matinhos já recebe essa obra completamente concluída e à disposição dos cidadãos. A Indústria do Conhecimento foi inaugurada nesta Sexta-Feira com o nome Espaço Miguel Berberi, em homenagem a esta saudosa personalidade da Cultura de Matinhos. Com a presença das autoridades locais e representação do SESI, além de vários outros convidados, a "Indústria do Conhecimento" teve seu funcionamento iniciado após descerrada a faixa e a placa de homenagem. 


Um momento de grande emoção foi a leitura do texto dedicado à Família Berberi para relembrar a vida e dedicação do homenageado:
Dr. Miguel Berberi
"Miguel Berberi nasceu em Paranaguá, em 19 de Maio de 1931. Em 1951 passou no concurso público para Agente Fiscal do Estado do Paraná, carreira que encerrou como Delegado da 2ª Delegacia Regional da Receita, que comportava toda a região metropolitana de Curitiba e Litoral, tendo assumido tal cargo em 1981 para, ano depois, aposentar-se.Antes de terminar sua carreira no Fisco Estadual, formou-se em Direito, pela Faculdade de Direito de Curitiba, em 1979. Na época da faculdade, era chefe da agência da rendas do Porto de Paranaguá, o que lhe obrigava cruzar a BR 277 todos os dias. Mas valeu à pena, pois realizou um sonho de juventude. Casou com Anete Lima Berberi, em 1952, sua leal companheira por todas as andanças pelo interior do Estado. Moraram em várias cidades do interior, mas optaram por fixar residência, depois de sua aposentadoria, em Matinhos, cidade pela qual nutria verdadeira paixão. Sempre ligado às causas dos mais necessitados, por vezes, nelas trabalhando de graça – o que lhe rendeu uma representação na OAB, por advocacia gratuita, algo do que muito se orgulhava. 


Importante frisar que a representação transformou-se em homenagem, pela OAB, por conta dos serviços prestados ao povo de Matinhos. Foi candidato a Prefeito de Matinhos, em 2004. Miguel e Anete tiveram 3 filhos: Regina, Adélia Cristina e Marco Antonio.Dr. Berberi, como era conhecido aqui em Matinhos, se foi em novembro de 2005. 
Este reconhecimento, pela Prefeitura Municipal de Matinhos, não é apenas por sua vida dedicada à causa jurídica do nosso povo. Além do seu empenho, Dr. Berberi era visto pelos mais antigos como o consultor, a figura do conhecimento que continha as respostas para muitas dúvidas. O livro aberto e pronto para informar o desconhecido e formar a consciência dos que aqui moravam. Dr. Berberi foi uma Biblioteca viva e marcou a nossa história pela sua indiscutível representação na cultura da sociedade matinhense. Com merecimento impar, a administração Eduardo Dalmora homenageia, com esse espaço de conhecimento, àquele que também assumiu voluntariamente esta tarefa: levar o conhecimento aos que dele desejavam. Que seja esse espaço, construído pelo SESI, a continuação Dr. Miguel Berberi." 



O Centro Multimídia Indústria do Conhecimento está à disposição da população, como espaço Miguel Berberi, de Segunda à Sexta-Feira em horário comercial, além dos agendamentos para projetos de inclusão digital que serão disponibilizados no local. Mais informações poderão ser obtidas no Departamento de Cultura através do fone 3971-6259.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...