terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Em clima de Natal

Em tempos de crise econômica, capitais de países europeus anunciaram a redução nos gastos com a decoração de Natal. As prefeituras vão gastar menos, mas – assim como a população dessas cidades – não vão deixar de seguir a tradição e iluminar ruas, praças, prédios e casas, até porque a prática pode ter impacto no otimismo da população.
A psicóloga Patrícia Guillon Ribeiro, professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, afirma que a decoração, estimulada basicamente pelo comércio, tem outro efeito: “As pessoas realizam mais campanhas solidárias e se mobilizem em prol das crianças e também se encantam por esse mundo lúdico do Papai Noel”.

No Paraná, a tradição não é diferente, e não é só em Curitiba que o Natal tem seus encantos. As cidades do interior também se enfeitam para a festa mais esperada do ano. Veja algumas imagens das decorações e eventos natalinos que fazem a alegria de quem mora no interior do estado.
No Litoral, a decoração de Matinhos se destaca. Papais Noéis, bonecos de neve, uma árvore de Natal com 15 metros de altura e um trem com som de Maria-Fumaça animam a praça central. No Natal Iluminado, além da decoração, os visitantes podem apreciar as apresentações realizadas por estudantes nos fins de semana.
“É uma atração linda. Tudo é muito bonito. Sempre que possível, a gente vem e traz as crianças”, conta o empresário Sílvio Lindomar Marchesini, pai de Kevin, de 12 anos, e Brian, de 8 meses. A decoração foi comprada pela prefeitura e contabiliza um custo de cerca de R$ 500 mil. De acordo com estimativas do município, “O Natal iluminado” recebe em média mil visitantes por noite em dias de semana e 5 mil por noite durante o fim de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...