terça-feira, 29 de março de 2011

PróJovem entrevista profissionais.


Os participantes do Programa PróJovem do CRAS Albatroz, em atividade orientada pelo professor Delcio Ramos como orientador educacional, foram em busca de profissionais de áreas diferentes para questionar sobre suas habilidades e, quem sabe, desenvolver seus interesses por uma aptidão específica. Na dinâmica os jovens tiveram que por em prática a comunicação verbal convidando profissionais e trazendo até seu espaço de atividades, seguida de uma apresentação dos convidados e entrevista sobre o exercício de suas funções. 


O grupo da manhã trouxe uma vendedora e gestora imobiliária, uma guarda municipal e uma acessora do legislativo; enquanto que a turma da tarde apresentou e entrevistou um segurança, uma pedagoga e um professor e técnico eletrônico. Os profissionais explicaram com detalhes todas as suas funções dando aos jovens uma maior compreensão de profissionalismo.

Fotogenia e Fotografia


Um exemplo de integração e relação interpessoal. É o que se pode dizer da aula acontecida ontem, dia 28 de Março, na Casa da Cultura de Matinhos. O encontro dos alunos de fotogenia junto aos alunos de fotografia básica e intermediária promoveu um aprendizado importantíssimo na especialidade "book e modelagem fotográfica". Após algumas dicas do Professor Delcio Ramos todos foram à prática, transformando o espaço num grande estúdio.

Oito alunos de fotografia e dez alunos de fotogenia trocaram experiências, habilidades e, principalmente, o exercício da relação profissional necessária para esta atividade. Atualmente o curso de fotogenia acontece todas as Segundas-Feiras às 20:00 horas e os de fotografia em horários alternados, dividido entre básico e intermediário.

Alguns alunos de Fotogenia da Casa da Cultura






domingo, 27 de março de 2011

Funcionários da Casa da Cultura passam por Treinamento sobre "Alongamento"


Com a preocupação do Departamento de Cultura na otimização constante nos processos, percebeu-se a necessidade de melhorar o conhecimento dos instrutores que trabalham nas diversas atividades de aprendizagem e grupos de apresentação na prevenção de lesões musculares e numa melhor qualidade  nos conteúdos aplicados. Para tanto, a Professora de Educação Física e Fisioterapeuta Dulcilene Lopes, também funcionária da Prefeitura de Matinhos, ministrou uma excelente palestra, no último dia 25,  sobre "Alongamento" e suas finalidades. Com esse evento todos os instrutores da "Casa da Cultura" passam a promover em suas atividades esta importante prática, até como necessidade essencial no início e final de qualquer atividade física, de grande ou menor intensidade. Vale lembrar que, além da prevenção, o alongamento ainda promove o relaxamento muscular, reduz o stress, proporciona maior consciência corporal e ativa a circulação. 

sábado, 26 de março de 2011

Diretor de Cultura recebe Certificado de Qualidade Profissional


O Diretor de Cultura, Delcio Ramos, recebeu o Certificado de Qualidade Profissional e Enpresarial de Matinhos como destaque em 2010 em pesquisa feita pela empresa Max Líder. Após a distribuição de 300 questionários de opinião o diretor foi destacado como "Funcionário Padrão da Prefeitura de Matinhos" na categoria personalidades. A empresa certificadora atua há treze anos em São Paulo, Paraná e Santa Catarina e fez a entrega dos certificados das revelações de Matinhos e Guaratuba num grande jantar realizado no Restaurante Paraíso. O Secretário da Educação, Esporte e Cultura, Eduardo Fofonca também recebeu a certificação como o secretário mais atuante em 2010.

terça-feira, 22 de março de 2011

Departamento de Cultura participa do Programa PróJovem



O Departamento de Cultura, a pedido da Secretaria Municipal de Assistência Social, especificamente do CRAS Albatroz, inicia orientação aos participantes do Programa PróJovem em atividades que promovem a a preparação para o mercado de trabalho com dinâmicas de reconhecimento de potencialidades. O grupo se divide em duas turmas, sendo uma pela manhã e outra à tarde. 
O ProJovem Urbano tem como finalidade primeira proporcionar formação integral aos jovens, por meio de uma efetiva associação entre:
• Formação Básica, para elevação da escolaridade, tendo em vista a conclusão do ensino fundamental;
• Qualificação Profissional, com certificação de formação inicial;

• Participação Cidadã, com a promoção de experiência de atuação social na comunidade.

Nessa perspectiva, o Programa tem como finalidades específicas:
• a re-inserção dos jovens no processo de escolarização;
• a identificação de oportunidades potenciais de trabalho e a capacitação dos jovens para o undo do trabalho;

• a participação dos jovens em ações coletivas de interesse público;
• a inclusão digital como instrumento de inserção produtiva e de comunicação;
• a ampliação do acesso dos jovens à cultura.

Além do trabalho do Departamento de Cultura, os jovens ainda tem acesso a atividades esportivas, artísticas e inclusão digital.

segunda-feira, 21 de março de 2011

PETI em Educação Musical na Casa da Cultura


As crianças e adolescentes que integram o  Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI, coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, também estão inseridas nos projetos desenvolvidos pelo Departamento de Cultura, da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura. Durante o período de 2011 participarão de oficinas específicas de aprendizagem artísticas musicais coordenadas pelo Professor Delcio Ramos. No último dia 18, em atendimento aos PETIs Tabuleiro e Albatroz, os alunos puderam perceber a classificação dos instrumentos musicais e seus timbres.. Os instrumentos de percussão e sopro foram apresentados pelo Professor Lucas Vieira, também regente da Fanfarra Muncipal; e os instrumentos de corda, pela professora convidada Letícia Ramos. Com esse primeiro contato eles iniciam um processo de identificação para que, posteriormente, possam optar por um instrumento específico e participar das oficinas de educação musical. 

sexta-feira, 18 de março de 2011

Terceira Idade visita Escola

Mais uma vez o Grupo "Ativa Idade" volta à escola. Dessa vez foi para responder as várias perguntas dos alunos da Escola Municipal Wallace Thadeu de Mello e Silva sobre a vida na terceira idade. Após uma caminhada os integrantes foram recepcionados no auditório, compartilhado com as crianças de duas turmas curiosas pelas respostas que os mais "experientes" iriam dar. Após a apresentação coordenada pelo Diretor de Cultura, Prof. Delcio Ramos, um questionário criativo e bem elaborado recebeu sábias e descontraidas respostas proporcionando uma verdadeira integração de gerações. Dentre as perguntas destacamos uma: 

"Como era a escola no tempo que vocês eram crianças?".

"Quando éramos crianças os alunos respeitavam os professores porque eles eram bem bravos. Se não fizesse as tarefas ou não soubesse a tabuada levava reguadas nas mãos para saber que tinha que aprender. Também me lembro que quando alguém não se comportava a professora levava na frente da escola e deixava de pé, de frente para a rua por horas, até que várias pessoas que passassem pudessem ver quem era o aluno desobediente, ou até ficava de joelhos no canto da sala. A "merenda" era apenas leite de soja, todos os dias..." - Respondeu a Sra. Ieda Ramos, professora aposentada e filha da primeira professora de Matinhos, Tereza da Silva Ramos.

Todos ficaram muito felizes com o evento e prometeram promover mais encontros como esses, objetivando a integração, o aprendizado e, principalmente o respeito recíproco entre as gerações. 

quarta-feira, 16 de março de 2011

"Programa Saberes" tem aulas de Capoeira na Casa da Cultura


O Departamento de Cultura, em atendimento ao Programa Saberes de Escola Integral, passou a atender aos alunos da Escola Municipal Wallace Thadeu de Mello e Silva com a aprendizagem da Capoeira. Com a orientação do Professor Adilson Miquelasso, o grupo já teve as primeiras noções da arte e seus principais objetivos, podendo perceber a importância desta atividade no cenário cultural brasileiro. Além do atendimento destes alunos o Departamento de Cultura também disponibiliza o aprendizado aos maiores de 14 anos todas as Quartas-Feiras às 15:00 Horas.. Esses devem procurar o atendimento da Casa da Cultura de Matinhos para efetuar a inscrição, de Segunda à Sexta-Feiras, das 09:00 às 21:30 horas.


O Departamento de Cultura agradece a colaboração da  Secretaria Municipal de Saúde pela disponibilização do Professor Adilson à Cultura de Matinhos. 

terça-feira, 15 de março de 2011

Curso de Formação de Atores


Retomada as atividades de aprendizagem do Departamento de Cultura, o Curso de Formação de Atores volta com novos conteúdos rumo à profissionalização. No ano passado foram formados oito atores e para este ano a expectativa é que esse número aumente. Com a orientação do Professor Igor Soares os alunos se empenham em atividades que desenvolvem a expressão cênica e a  capacidade de memorização e atuação. Este é mais um dos projetos que prevê um aumento considerável de profissionais da arte em Matinhos, promovendo novas opções aos moradores locais e a iniciação de um turismo cultural permanente. 

SOLIDARIEDADE

O Departamento de Cultura de Matinhos também está se dedicando à arrecadação de roupas, alimentos e material de limpeza para enviar às vítimas das enchentes nos municípios vizinhos. As doações podem ser feitas na Casa da Cultura, que se encarregará de fazer a entrega ao Corpo de Bombeiros para o envio o mais breve possível. Qualquer quantidade doada é de grande importância aos que se encontram em situação de completa necessidade, lembrando sempre que SOLIDARIEDADE NÃO É DOAR O QUE SOBRA, MAS DIVIDIR O QUE TEMOS. 

Biblioteca Municipal recebe doação.

O Departamento de Cultura recebeu, no último dia 10, a doação de uma coleção bibliográfica do Senhor Neimar Oliveira da Silva, personalidade na organização de eventos esportivos de corridas em todo o Paraná. Ainda esta semana as obras estarão sendo disponibilizadas à Biblioteca Pública para consulta da população em geral.

Foram doadas as seguintes obras:
·         Guia Completo de corrida / James F. Fixx
·         O novo livro de corrida / James F. Fixx
·         Método Cooper Aptidão física em qualquer idade / K. Cooper
·         O programa aeróbico para o bem estar total / K. Cooper
·         Saúde total / K. Cooper
·         Alegria de correr / Werner Sonntag
·         Complete book of running / Fred Lebow, Gloria Averbuch
·         Diário do corredor / Ayrton Ferreira
·         Por que correr / Ayrton Ferreira
·         Cem quilômetros, sem limites / João Roberto de Sousa
·         Correr é preciso / Dr. George Sheehan
·         Guia básico do corredor / Mário Mello.
·         Quilômetros sem barreiras / Adilton Campos
·         Jogging / Manfred Blodor
·         Mantenha-se fisicamente em forma / Royal
·         Quando corro me sinto vivo / Álvaro Fernandes
·         Corra para viver / Yllen Kerr
·         Saúde Prefeita / Dr. Deetak Chopra
·         As Hortaliças na medicina doméstica / A. Balbach
·         A prevenção do infarto para jovens / Flavio Hotman
·         A coragem de decidir / Katbryn Jason
·         Alegria e triunfo / Lourenço Prado
·         Meditação transcendental / Lawrence Le Shan
·         O sucesso é ser feliz / Roberto Shinyashiki
·         Motivação e produtividade / Saul W. Gellerman
·         Marketing de guerra / Ries Trout
·         Marketing Básico / Marcos Cobra
·         O reverso da medalha / Sidney Sheldon
·         Acima de qualquer suspeita / Scott Turow
·         Otelo / Willian Shakespeare
·         Na toca do leão / Ken Follett
·         Contos plausíveis / Carlos Drummond de Andrade
·         A mulher do Silva / Luis Fernando Veríssimo
·         A república dos padrinhos / Gilberto Dimenstein
·         Os Guaxos / Barbosa Lessa
·         A maldição do tesouro do faraó / Sérsi Bardari
·         Por quantos ainda vamos chorar / J. M. Simmel
·         Só o vento sabe a resposta / J. M. Simmel
·         “O mais importante é o amor” – O novo testamento
·         O Titã / Fred Mustard Stwart
·         O anjo dos esquecidos / Konsalik
·         A dama das camélias / Alexandre Dumas Filho
·         Os barões da candela / Ana Elisa Gregorio
·         Falando francamente / Lee Iacocca
·         Contabilidade Gerencial / Sérgio de Iudícibus
·         A solução cento e dez por cento / Mark H. Mc. Cormack
·         Trump, A arte da negociação / Donald J. Trump
·         Treinando e orientando no local de trabalho / Donald Weiss
·         Iacocca uma autobiografia / Lee Iacocca
·         Os frutos da informática / Paul A. Strassmann
·         O desafio mundial / Jean Jacques servan
·         Qualidade é investimento / Philip B. Crosby
·         Teoria Z / William Ouchi
·         Diário de bordo / José Paulo Moreira da Fonseca
·         Olimpíada cem anos / Sílvio Lancellotti
·         Introdução à administração financeira / Helio de Paula Leite
·         Princípios de administração financeira / Lawrence J. Gitman
·         Revista contra relógio  nº 196-197-198-200-201-204-205-206-207-208
·         Programa de administração e gerência  PAGE (Enciclopédia)

sexta-feira, 11 de março de 2011

Entrevista sobre a CASA DA CULTURA DE MATINHOS

CAMBIRA: Prato típico do litoral do Paraná

RECEITA DE CAMBIRA

INGREDIENTES: 2 kg de peixe seco ou defumado; 6 bananas da terra; tomates bem maduros sem pele; cebola; 1 pimentão pequeno; 1 maço de alfavaca; 1 maço de coentro; 3 colheres de sopa de extrato de tomate; pimenta a gosto; 2 colheres de sopa de óleo, farinha branca de mandioca para o pirão.

MODO DE PREPARO: Lavar bem o peixe seco e deixar de molho, trocando a água por várias vezes para tirar o excesso de sal. Preparar o molho colocando numa panela rasa o óleo, depois a cebola, o pimentão, o tomate, a alfavaca, o coentro, a pimenta e o extrato de tomate. Pronto o molho, juntar o peixe, tampar e deixar ferver por alguns minutos. As bananas são colocadas em seguida, cobrindo o peixe. A panela deve ser tampada mais uma vez, para uma nova fervura. Para servir, é recomendado que as bananas sejam tiradas e servidas em outro recipiente. Para o pirão, colocar numa panela parte do molho do peixe. Fazer um mingau com água fria e depois derramar aos poucos no molho fervendo, mexendo sempre. O prato completo é servido com arroz branco e saladas.

segunda-feira, 7 de março de 2011

CAIOBANDA ORIGINAL VOLTA ÀS RUAS


Este Domingo de Carnaval, além das brincadeiras, ficará marcado pelo importante resgate cultural que aconteceu em Caiobá. A Caiobanda, que teve início há 35 anos, retomou as ruas na forma como foi criado originalmente: Os foliões, que participavam do Baile Infantil de Carnaval no Iate Clube, saiam do salão e iam até a praça de Caiobá, arrastando a quem encontravam para a grande folia. Ritmados pela empolgante banda que entoava as inesquecíveis marchinhas, as famílias permaneciam ali na praça por horas.


Com o passar do tempo a Caiobanda tomou novas proporções e já começava a atrair blocos, grupos de fantasias, e foliões de vários outros lugares, resultando na sua adequação ao trio elétrico e mudança para o calçadão entre Matinhos e Caiobá. Hoje reúne milhares de pessoas que lotam as ruas e calçadas nos embalos dos trios elétricos e suas bandas. Reviver a Caiobanda e rever a seu estandarte original sobre os foliões foi um momento muito emocionante e que promete a retomada do Carnaval da Família. Parabéns à Prefeitura Muncipal, através da Secretaria de Turismo, pela brilhante iniciativa.



quinta-feira, 3 de março de 2011

Curso de Fotografia em Clima de Carnaval

Uma das turmas da Oficina de Fotografia Digital que vem sendo realizado na Casa da Cultura já se encontra no nível intermédio, e tem como orientadora a  Fotógrafa Samantha Jepp. Na última aula o trabalho foi desenvolvido com prática em orientação de estúdio . Os alunos aproveitaram o clima de carnaval para se inspirar, utilizando fantasias e se revezando no papel de modelo e fotográfico.Também aprenderam sobre os tipos de iluminação , e como utiliza-la em benéficio da arte.


Carnaval do Grupo "Ativa Idade" na Casa da Cultura


O Grupo Cultural "Ativa Idade", do Departamento de Cultura de Matinhos, teve seu Baile de Carnaval nesta Quinta-Feira (03/03) na Casa da Cultura. Surpreendidos pelo coordenador do grupo e Diretor do Departamento, Professor Delcio Ramos e equipe, os idosos receberam adornos carnavalescos, chuva de confetes, decoração e muitos passos embalados pelas melhores marchinhas brasileiras de carnaval como: Mamãe eu Quero, Pierrô Apaixonado, Abre Alas, Maria Bonita, Saca-Rolha, Se a Canoa Não Virar, entre outras.

 "O Carnaval de Matinhos vem apresentando novas opções ao turista e morador local. Dentro da programação deste ano já se percebe o resgate da maravilhosa Caiobanda e do desfile da Escola de Samba, eventos de extrema importância para o público que não vinha podendo acompanhar os trios elétricos por ter uma dinâmica mais voltada ao público jovem. A nossa idéia foi realmente proporcionar ao idoso um momento único, dedicado só a ele, com suas músicas, marchas e atenção." - diz o diretor.  O grupo todo vibrou com cada momento e reviveram uma história que vem se resgatando pelo seu valor na tradição dos bailes de Matinhos. 

terça-feira, 1 de março de 2011

"Uisque Caiçara" - Talento de Matinhos




Uísque Caiçara surgiu da idéia de um som simples, com apenas um Cajón, um violão e duas vozes, fazendo assim os sons populares do Brasil, SambaRockReggaePop. Recentemente formada pelo Vocalista ALEKIZ e o Percussionista DIEGO, que sempre tocaram em bares e festa mas nunca juntos, só se juntavam em reuniões entre amigos até que André Milla fez a junção de uma voz limpa e bem afinada com a batida perfeita e com muito talento. Uísque Caiçara se faz inovador pelo jeito que interpreta as suas musicas, hoje tocando em bares e festa agrada e anima o público do litoral.

CURSO DE DANÇA CONTEMPORÂNEA


A dança contemporânea é uma dança nova, ela surgiu na década de 70,quando as artes em geral procuravam caminhos menos conservadores para expressar a transformação que acontecia no mundo. Por isso, a dança contemporânea é uma dança de liberdade, no qual a emoção do bailarino pode e deve ser aparente.Por ser uma dança expressiva, mais do que técnica, esse estilo de dança convida a um conhecimento e aproveitamento máximo do corpo, seja no movimento, no alongamento, como também no estar parado, no silêncio. A dança contemporânea é a dança da vida, construída coletivamente, a partir da criação e experiência de cada um no grupo. Percebendo a importância desta expressão, o Departamento de Cultura da Prefeitura de Matinhos, através da profissional  habilitada Prof. Eveline Mara Pickler, abriu o curso de DANÇA CONTEMPORÂNEA. As matrículas já estão abertas na Casa da Cultura e se destina à comunidade em geral com idade mínima de 16 anos, com vagas limitadas. Maiores informações poderão ser obtidas através do telefone 3971-6259 ou diretamente no atendimento do Departamento de Cultura, no calçadão central.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...