segunda-feira, 25 de abril de 2011

3ª SEMANA DA CULTURA DE MATINHOS

3ª Semana da Cultura de Matinhos acontecerá de 10 a 19 de Junho e trará muitas opções de eventos à população local. O principal objetivo desta semana é "resgatar e evidenciar os contextos culturais de Matinhos e promover alguns trabalhos", buscando também a sensibilização para o verdadeiro sentido da cultura como fator identificador de uma sociedade. "A idéia de que a cultura é simplesmente um conjunto de atividades artísticas precisa mudar. A arte, como agente cultural, deve vir com a proposta de expressar, expor e sensibilizar à realidade de um povo, nas diferentes formas que se possa apresentar. Por isso é que percebemos a importância em destacar, nesta Semana da Cultura, a diversidade cultural da população matinhense" - Diz o Diretor de de Cultura, Prof. Delcio Ramos. 


Aqui você já poderá acompanhar o que está sendo programado e ver de que forma poderá estar presente nos eventos:

Dia 10 de Junho (Sexta-Feira)
20:00 - Abertura Oficial

Dia 11 de Junho (Sábado):
09:00 - Início da Feira de Inverno

Dia 12 de Junho (Domingo):
08:00 - Ato Cívico
08:30 - Desfile Festivo ao Aniversário de Matinhos
14:00 - Exposição Fotográfica "MATINHOS QUE EU VEJO" - Praça Central
14:00 - Printura em Tela ao Ar livre - "MATINHOS, PRINCESA DO MAR" - Pico do Surf

Dia 13 de Junho (Segunda-Feira)
18:00 - Histórias de Pescador - Casa da Cultura
     Entrega do Título "PERSONALIDADE DA CULTURA DE MATINHOS" - Sr. Hortolino Viana
20:00 - Apresentação do Grupo Municipal de Teatro - Praça Central 

Dia 14 de Junho (Terça-Feira):
20:00 - Festival da Canção "EDMILSON MESQUITA"
           Entrega do Título "PERSONALIDADE DA CULTURA DE MATINHOS" - Sr. Edmilson            Mesquita

Dia 15 de Junho (Quarta-Feira):
09:00 - Concurso de Pratos Típicos
15:00 - "CAPOEIRANDO" - Encontro da Capoeira do Litoral
              Entrega do Título "PERSONALIDADE DA CULTURA DE MATINHOS" - Sr. Nery da Coinceição
19:00 -  Encontro dos Professores Aposentados da Rede Municipal de Ensino
              Entrega do Título "PERSONALIDADE DA CULTURA DE MATINHOS" - Sra. Nasir Waiss
           
Dia 16 de Junho (Quinta-Feira):
15:00 Horas - Baile "Ativa Idade" - Caiobá Park Hotel

Dia 17 de Junho (Sexta-Feira):
20:00 Horas - Baile Popular de Fandango - Dança Típica do Litoral do Paraná - Restaurante Salum

Dia 18 e 19 de Junho (Sábado e Domingo)
Das 09:00 às 18:00 Horas - Feira de Artes e Artesanato  de Matinhos e Feira de Inverno 

* Os eventos poderão receber modificações até a data de início das atividades.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

2ª Feira de Inverno de Matinhos

O Departamento de Cultura de Matinhos promoverá, na Semana da Cultura, a Feira de Inverno no calçadão central. Atualmente já existe a Feira de Artes e Artesanato que funciona todos os sábados das 9:00 às 18:00 horas, com inscrições abertas a todos os artistas plásticos e artesãos do município. A feira de Inverno, em especial, funcionará de 11 à 19 de Junho e promoverá os artigos locais e sua comercialização, podendo ser: artesanto, gastronomia, artes plásticas e até artes cênicas, desde que esteja adequado a temática de Inverno e que seja de confecção manual. É importante lembrar que a feira não está voltada somente àqueles que já trabalham com produções maiores. Qualquer pessoa que desempenhe alguma arte e que tenha algumas amostras do seu trabalho pode, com certeza, participar deste evento e ajudar a valorizar a cultura matinhense. As inscrições para a 2ª Feira de Inverno de Matinhos já estão abertas na Casa da Cultura, de Segunda à Sexta-Feira das 09:00 às 21:00 horas. Mais informações pelo fone (41) 3971-6259. 

A Saga da Caetana

Quando de boca em boca as historias são contadas, ao pé do fogo, na quentura do fogão a lenha, elas se tornam mais que historias, com o passar dos anos, elas tomam corpo e forma de lendas, todo povo tem as lendas passadas de pai para filho e assim seguidamente. Contam os mais antigos que quando em Matinhos tudo ainda era mato, quando tudo ainda era verde, o mar era para pesca e os rios pra matar a sede das pessoas, que pras bandas de Caiobá, morava uma professora de nome Caetana, que vinha todos os dias dar aula onde hoje é o centro de Matinhos, para sua locomoção, se utilizava de um cavalo, não muito veloz nem muito forte, mas que atendia aos anseios da jovem professora, levando e a trazendo nas aulas diárias. Era meados de 1900, a cidade como a conhecemos hoje nem passava na mente dos moradores, não havia estradas regulares, os trajetos eram feitos a beira mar e quando muito, por pequenos caminhos traçados pelo uso diário do caboclo.
Dona Caetana como era conhecida dentre todos, fazia esse trajeto diário, quase sempre solitária, uma vez que o único perigo que se tinha de morte violenta era cair do cavalo ou mesmo se afogar no mar, dessa forma, dia após dia, Professora Caetana montada em seu cavalo e com seu material a tira colo, ia e vinha de Matinhos com a naturalidade de que vai ao mercado comprar pão.
Numa dessas vindas, dona Caetana já chegava perto da sua casa, pelo avançar da hora deveria ser umas 8 da noite, o céu estrelado e quente, mostravam que o verão já estava a porta tomando lugar de mais um frio inverno que se passara.
Havia ali um riacho, onde vez ou outra dona Caetana parava para dar de beber o animal, sedento devido ao longo percurso e a noite quente que fazia, então ao se aproximar das águas puras do riacho, o cavalo para de imediato como que assombrado, dona Caetana ainda esporeia o animal que não sai do lugar, mau dizendo o animal, que mantinha pernas presas ao chão como que encantado, nesse instante, como que brotada da terra, uma onça da o bote no cavalo jogando Caetana longe, com a queda ela fica jogada ao chão como se a queda lhe tivesse tirado a vida.
A onça, querendo se aproveitar da ocasião, se lança na direção de dona Caetana que se tornara presa fácil ao animal em busca de alimento, quando estava a um passo da vitima, o cavalo, fiel companheiro se lança contra o animal num gesto heróico para salvar sua dona, dizem que o relincho do cavalo era semelhante a uma voz humana que no momento de medo e pavor gritava o nome da sua dona, “Caetana, Caetana”.
Ouvindo aqueles berros a onça de imediato sai em disparada, sem ao menos olhar para trás, deixando atrás de si um rastro de folhas e galhos erguidos com a sua fuga.
Dona Caetana, recobra os sentidos e não vendo mais a onça, monta em seu protetor e parte rumo a sua casa.
Dizem que Caetana no dialeto dos animais significa onça, e que para os caçadores Caetana também é onça, então, ao ouvir alguém gritar “Caetana” a onça se afastava, pois temia o assedio dos caçadores, e que foi isso que aconteceu, mas cavalo não fala, isso todos se perguntam ainda hoje, bem, como um milagre de Deus, dizem os mais crentes, que foi Deus que deu o poder da fala para que o animal pudesse falar, e salvar a vida da sua dona.
Pode ser que isso nem tenha realmente acontecido, que o cavalo assustado tenha derrubado sua dona, que não houvesse onça, nem perigo algum, mas o que torna a historia uma lenda é o fato de fascinar as pessoas com a facilidade que se fascina uma criança pelo brinquedo novo.
Já se passaram mais de 100 anos desde o fato com Dona Caetana, historia que foi passada de boca em boca, que foi passada de geração em geração, que se torna a cada vez que é falada, uma lenda ainda mais forte e presente na vida das pessoas, no coração dos Matinhenses.
Dizem que em certas noites de verão, quando se silencia o barulho dos carros, se ficar quietinho, só ouvindo, ainda pode-se ouvir a onça correndo desvairada, o cavalo que ainda sussurra em meio ao choro do mar, CAETANA, CAETANA!


Fonte: http://www.webartigos.com/articles/53032/1/A-saga-da-Caetana/pagina1.html#ixzz1K5v4iYXP

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Alunos de Fotogenia e Passarela fazem ensaio temático


Os alunos de Fotogenia e Passarela da Casa da Cultura passaram hoje por um ensaio fotográfico com o tema "Rock". Com isso se propõe a capacidade de exercitar a criatividade e, principalmente, a expressão necessária para um bom modelo fotográfico. Esta oficina vai até o mês de Junho. Os interessados em fazer parte do novo grupo já podem procurar o atendimento para efetuar suas inscrições. 

quarta-feira, 13 de abril de 2011

PróJovem passa por Simulação de Entrevista para Trabalho

Os jovens e adolescentes do Programa PróJovem participaram,. nesta última Terça-Feira, de uma Simulação de Entrevista para Trabalho coordenada pelo Professor Delcio Ramos. Após a dinâmica todos foram chamados à plenária para que o entrevistador desse o parecer e comunicasse os escolhidos que passariam a compor o grupo de "contratados". Este, por sua vez, terá suas exigências e orientações voltadas à ética no trabalho e desenvolvimento profissional. Com isto o departamento quer colaborar para o desenvolvimento da auto-superação no que se refere a enfrentar a própria timidez e a dificuldade de comunicação. Os "contratados" da semana foram:

François
Michele

Renata
Ronald

Departamento de Cultura participa da abertura de atividades do Programa Saberes 2011


O Prof. Delcio Ramos, também diretor do Departamento de Cultura participou, a convite da atual diretora Prof. Cristina dos Santos,  da abertura das atividades do Programa Saberes, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes. Sua participação teve o propósito de mostrar a importância da atividade artística junto às crianças, através de uma dinâmica de musicalização infantil com ritmo e canto. Além dos alunos houve a participação efetiva dos professores, técnicos e atendentes, demonstrando o total empenho e carinho desses profissionais ao programa de educação integral e, principalmente, às crianças que ficam aos seus cuidados. O Departamento de Cultura prevê ainda participações com técnicos de outras áreas de atuação artística como o teatro e a dança, objetivando o despertar para o interesse ao fascinante mundo das artes.Todas essas atividades vem demonstrando o cuidado especial que a atual gestão tem com as crianças de Matinhos. Em especial, o Prefeito Eduardo Antonio Dalmora e sua esposa, Eunice Viganó Dalmora priorizam um atendimento de qualidade e eficaz no que se refere as Escolas, CEIs, PETIs, Casa Lar e demais repartições que fazem o atendimento da criança matinhense. Mais uma prova real de que a reconstrução é possível e acontece. 

Oficinas de Artesanato para o 2º Bimestre

A Casa da Cultura oferece, nos meses de Maio e Junho, as seguintes oficinas de artesanato:

1. MDF: Segunda-Feira das 14:00 às 16 horas.

2. Pintura em tecido com Giz de Cera:Quarta-Feira das 14 às 16:00 horas

3. Fibra de Bananeira: Terça-Feira das 16:00 às 18:00 horas.

4. Tricô Básico: Terça-Feira das 14:00 às 16:00 horas
5. Decoupage: Sexta-Feira das 14:00 às 16:00 horas.


Os interessados devem procuram a o atendimento na Rua Albano Muller, 111 (Calçadão Central) para a efetivação da matrícula até o dia 29 deste mês. Todas as oficinas são gratuitas devendo,. o aluno, fazer a aquisição do seu material de uso individual.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Tela "Alceu Ferreira"

48 anos. É a idade desta tela pintada por um morador de Matinhos em 1964. O Sr. Alceu Ferreira morava com sua esposa no prédio próximo à Câmara Municipal e costumava pintar suas telas usando a temática praiana como fonte de inspiração. O Departamento de Cultura procura por mais informações sobre o artista por saber que muitos moradores ainda exibem em suas casas algum quadro com uma pintura do artista. Este, em especial, foi adquirido pelo Sr.Ruberval Fernando de Castro logo que foi pintado. Posteriormente foi passado por sua esposa, Sra.Jocely Ramos da Silva a sua cunhada, Sra.Narcinda da Silva Ramos. Agora, após 48 anos de sua confecção, foi cedido ao cuidado particular do Professor Delcio Ramos, filho da última proprietária e atual Diretor de Cultura de Matinhos. Comprovadamente o Sr. Alceu Ferreira contribui, em muito, à arte de Matinhos e hoje merece ser lembrado e pesquisado para que sua história possa ser registrada.

Mais um encontro de gerações...

Dessa vez, em retribuição à visita feita aos alunos da Escola Wallace Thadeu, o Grupo Cultural Ativa Idade recebeu a 3ª Série da Professora Sara na Casa da Cultura de Matinhos. Num primeiro momento os idosos fizeram perguntas às crianças que prontamente respondiam e retribuíam com uma pequena lembrança confeccionada por eles mesmos. 

Após a descontraida  entrevista ocuparam espaço junto aos idosos para uma atividade de alongamento que freqüentemente é executada pelo grupo, seguida de uma linda canção entoada por todos. Como encerramento o coordenador do grupo, Prof. Delcio Ramos, sugeriu o exercício do abraço e um gostoso lanche oferecido pelos idosos aos alunos visitantes.O encontro aconteceu hoje, 7 de Abril, às 15:00 horas.


Personagens da História de Matinhos

O Blog "Cultura de Matinhos" está abrindo espaço para contar um pouco da vida daqueles que fizeram a nossa história. Para participar você deve enviar a biografia do personagem a ser divulgado juntamente com uma foto e, em casos de terceiros, o contato da família para que possamos solicitar a autorização de postagem. É importante lembrar que todos os textos enviados serão avaliados e, na necessidade, corrigidos pelo Departamento de Cultura. Além da divulgação no blog a matéria  será postada em algumas redes sociais da Internet e sugeridas aos meios de comunicação de Matinhos, como jornais escritos e rádio, incluindo o nome do seu colaborador ou autor da matéria. 

O trabalho, digitalizado, poderá ser entregue diretamente na Casa da Cultura de Matinhos ou enviado através do endereço eletrônico: cultura.matinhos@hotmail.com

Quem foi Tereza da Silva Ramos?

Tereza da Silva Ramos foi uma das primeiras professoras do Município de Matinhos. Nasceu no dia 19 de Junho de 1927 em Matinhos e começou a lecionar com 17 anos em uma escola improvisada no bairro do Sertãozinho, onde  alunos de 1ª a 4ª séries em uma única sala de aula (sala seriada). Em 1950 a professora é enquadrada no quadro próprio do Magistério de Paranaguá, município no qual Matinhos pertencia, em 1952 foi transferida para recém construída Escola Matinhos (local hoje da Câmara Municipal), e em 1957 atua na Escola Sertãozinho (atual 8 de maio). Após emancipação política e administrativa de Matinhos, os funcionários públicos fizeram opção para permanecer em Matinhos ou voltar para Paranaguá. E no ano de 1969 Tereza retorna a Paranaguá e assume sua função no Grupo Escolar Municipal do Rocio, escola hoje conhecida por "Costa e Silva". Em 10 de outubro de 1979, a Professora Tereza da Silva Ramos aos 52 anos se aposenta, tendo prestado mais de trinta e três anos a serviço da Educação do Litoral Paranaense. Após a aposentadoria a família volta a residir em Matinhos e em 22 de setembro de 1988, aos 61 anos de idade ela falece. Uma observação interessante é que Tereza da Silva Ramos foi tia da Professora Narcinda da Silva Ramos, que por sua vez é mãe do atual Diretor de Cultura, Professor Delcio Ramos.



terça-feira, 5 de abril de 2011

Exposição de Páscoa


O Salão de Artesanato da Casa da Cultura de Matinhos agora oferece um novo espaço para exposições com visitação aberta ao público de Segunda à Sexta-Feira, das 09:00 às 18:00 horas. 


Para dar início os artesãos abriram um mostra temática alusiva à Páscoa. São coelhos, sacolas, cestas diversas, entre outras peças que compõem o local, e que também estão disponíveis para aquisição. 


O maior objetivo dessa exposição é mostrar os talentos da comunidade local, melhorar sua renda e, principalmente, sensibilizar e motivar os visitantes à prática da atividade manual com a visão de uma melhor qualidade de vida.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...