terça-feira, 20 de agosto de 2013

A CULINÁRIA CAIÇARA

A culinária caiçara tradicional é bem diferente das apresentadas hoje nos restaurantes. A verdadeira comida caiçara não levava os temperos que hoje fazem parte de qualquer receita, como o alho, tomate, azeite, margarina, orégano, etc.

Arroz, leite, cebola, açúcar, pão e até mesmo o sal que hoje encontramos em abundância nos supermercados, eram de difícil colheita e produção. Os temperos mais utilizados na época eram o coentro, alfavaca, limão rosa, louro, pimentas, banana e farinha de mandioca.

Carne de boi e de porco raramente faziam parte da alimentação caiçara, porque os animais quase não existiam no arquipélago. A carne mais apreciada era a do peixe, de frutos do mar e a de passarinhos, como os sabiás, sanhaços, periquitos, tiés, rolinhas, juritis, tucanos, etc., também alguns outros animais como a jaguatirica, capivara, caxinguelê, gambás, macaco-prego, lontra, porcas e o tatu que era considerado um petisco.

Peixe e farinha-da-terra ou farinha-de-mandioca eram a base da alimentação caiçara que era consumida desde a primeira alimentação (café da manhã) até a última (jantar). Do peixe, era aproveitado quase tudo, inclusive as guelras, o bucho, a bochecha e as ovas.

De manhã a preferência era pelos peixes pequenos como a sardinha e carapaus, de tarde e de noite a alimentação era variada com frutos do mar ou caça.

Na tradição, os homens caçavam e as mulheres cozinhavam.


Ainda hoje em comunidades tradicionais caiçaras espalhadas pelo arquipélago de Ilhabela é fabricada a farinha de mandioca nos padrões do século XVI.

Receita da Tainha na Brasa

Ingredientes: Tainha interna com as escamas sem as vísceras aberta pelo ventre da ponta do rabo até a cabeça, limão, sal, pimenta do reino, óleo de milho ou azeite de oliva.

Preparo: Colocar a tainha com as escamas viradas para a grelha.
Temperar com limão, sal e pimenta do reino.
Regar a carne do peixe com óleo ou azeite. Também pode ser adicionado estrato de tomate.
O peixe não precisa ser virado e a carne estará no ponto quando o óleo ou azeite começar a borbulhar

Um comentário:

  1. QUE DELICIAS DE RECEITAS, HOJE EM DIA A MAIORIA DAS RECEITAS SÃO MODIFICADAS OU DIFERENTES DE ANTIGAMENTE. http://culinariadahora.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...