quinta-feira, 5 de setembro de 2013

DR. EROS LEPCA: PRIMEIRO PREFEITO DE MATINHOS

Eros Aldo da Silveira Lepca nasceu em Bom Jardim, distrito de Ipiranga (região dos Campos Gerais), em 08 de maio de 1925. Passou sua infância em Ponta Grossa, e, na juventude, mudou-se para Curitiba, onde fez curso Técnico em Química e formou-se, em 1955, em Química Industrial, pela UFPR (Universidade Federal do Paraná). Exerceu a profissão de professor durante muitos anos, no Colégio Estadual, em Curitiba. Também atuou em União da Vitória, onde, em 1964, foi o candidato a vereador mais votado da cidade. Com brilhante atuação política, Eros Lepca foi indicado, em 1967, para concorrer à prefeitura de Matinhos, município recém emancipado. Eram quatro candidatos concorrendo à vaga, e ele saiu vitorioso, se elegendo com uma votação expressiva. A posse do prefeito eleito ocorreu no dia 19 de dezembro de 1967 e logo no início de sua gestão enfrentou grandes obstáculos. Ele revela que as dificuldades se deram, principalmente, porque não contou com apoio de Paranaguá (município ao qual Matinhos pertencia antes da emancipação), e porque não recebeu as verbas às quais eram de direito da nova cidade. “Embora a lei dissesse que o município recém criado tinha direito a uma ajuda de cinco mil cruzeiros novos, a prefeitura nunca recebeu esse dinheiro”, lamenta.
Em busca de verbas para custear as despesas da instalação de Matinhos, recorreu ao Banco do estado do Paraná, mas o pedido lhe foi negado. Indignado com a situação, o prefeito buscou então o Banco Nacional de Minas Gerais (onde mantinha conta pessoal). “Nessa instituição, o gerente me disse que se eu (pessoa física), avalizasse o empréstimo, o banco concederia 50 mil cruzeiros novos de crédito à prefeitura”, relembra. O empréstimo foi então concretizado e, com isso, o prefeito pode cumprir vários compromissos.


MATINHENSE PARA SEMPRE

Atualmente, Eros Lepca leva uma vida tranquila, dividindo seu tempo entre Curitiba e Matinhos. Na capital, ele visita periodicamente os três filhos, sete netos e os dois bisnetos. Já na cidade que adotou como sua, o eterno “Prefeito” (é assim que muitos o chamam) cuida muito bem da saúde intelectual e física. Em casa, conserva o hábito que traz desde os tempos de professor, o da boa leitura. “Costumo ler jornais e revistas, gosto de me manter atualizado”, revela. Defensor das práticas esportivas, aos 85 anos, Lepca acorda cedo e faz caminhadas diárias. Durante a temporada, costuma encontrar-se com os amigos para disputar partidas de tênis de praia. Segundo ele, esse esporte teve seu início há aproximadamente 60 anos, nas areias de Caiobá. Por ser um dos precursores da modalidade, Lepca foi homenageado com um torneio que leva o seu nome, pela Associação de Tênis de Praia de Caiobá.

Fonte: Jornal da ACIMA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...