segunda-feira, 16 de setembro de 2013

IGREJA MATRIZ DE SÃO PEDRO RECEBE OBRA DE ARTE


A Igreja Matriz de São Pedro recebeu, no início de Setembro, uma verdadeira obra de arte sobre seu altar. O antigo vitral em azul e branco, de 20m2, foi instalado no final dos anos 70 na parte frontal da torre original e foi reutilizado no fundo da parede na ocasião da reforma feita nos anos 90. Agora foi substituído por um trabalho fantástico do artista Paulo Rogério Biscaia, de Ponta Grossa.  O Mosaico sobre vidro da igreja São Pedro em Matinhos – PR quer expressar a fé da Igreja no Espírito Santo de Deus que age sobre tudo, em tudo e se faz presente em cada realidade. Segundo o livro do Gênesis (narração bíblica) capítulo 1, no princípio a terra era vazia e sem forma, e o Espírito de Deus pairava sobre as águas.


Foi inspirado neste testemunho de fé do autor sagrado, que o painel em vidro procura representar na sua parte inferior as águas fecundadas pelo Espírito Santo de Deus que se faz presente no principio de tudo. Sendo a água a condição primeira para a existência de todo ser vivo, o Espírito de Deus pairando sobre ela recorda aos fiéis que a presença do Espírito fecundada e santifica todas as águas, as dos mares, dos rios, das fontes, das chuvas... Aliás, á água trás em sim a recordação da suavidade e do frescor, da purificação e da santificação, da foça e do desconhecido.


No entanto, estas mesmas águas carregadas de simbolismos quando recebem a presença de Deus através do seu Espírito Santo se organizam como Cosmos ordenado e harmônico. Essa harmonia esta representada nas laterais e na parte superior do painel, onde os círculos remetem a um movimento de vida, de perfeição e continuidade.Além de comparado à água o Espírito de Deus é análogo à força do fogo, outro elemento necessário à manutenção e conservação da vida sobre a terra. Do fogo desprende-se calor, luz, vida, combustão que queima e purifica, cauteriza, e poderosamente consome. Água e fogo representam forças naturais que escapam à compreensão humana, elementos essenciais mas nem sempre manipuláveis, fortes e simples em si mesmos. Simples como a água e o fogo, a Pomba suave e mansa, nobre e majestosa representa a forma corpórea assumida pelo Espírito Santo por ocasião do Batismo de Jesus no Rio Jordão. Da Divina Paloma se desprendem raios que se convertem em círculos que organizam o Universo.


A mandala (circulo) em cores azuis recordam que a santidade do Espírito, sua perfeição, harmonia e bondade são destinadas ao homem, e a mandala (circulo) em tom vinho recordam a alegria e a unção da qual o Espírito de Deus é portador. Os dons do Espírito de Deus aparecem em formas de chamas que se distribuem para atingir toda a Terra, pois é o Espirito Santo que renova a face da terra. As chamas como dons do Espírito encontram seu fundamento na narração sobre a vinda do Espírito Santo no dia de Pentecostes no livro dos Atos dos Apóstolos capítulo 2. Para expressar a vida nova que o Espírito de Deus injeta na Igreja e no mundo, o painel se encontra na parte superior da igreja, pois, é o Espírito Santo que tudo governa e inspira. É Ele que se fez e se faz presente na vida de Cristo, dos Santos, da Igreja e na vida de cada um de nós.


A técnica usada é o mosaico feito de pastilhas de vidro fixadas com adesivo elástico sobre vidro e rejuntado com cimento. Ainda que seja um modo moderno de executar um vitral, já que o material utilizado não se baseia na antiga técnica que necessita de forno, chumbo e outros materiais, o mosaico no vidro não deixa nada a desejar no que se refere a luminosidade, brilho e vida que os tradicionais vitrais oferecem aos olhos que os contemplam. O mesmo artista também foi responsável pelas obras pintadas na parede interna da Igreja e pelo belíssimo sacrário substituído recentemente. 

SOBRE O ARTISTA: 

Paulo Rogério Biscaia é natural de Ponta Grossa, Paraná. Formado em teologia pela PUC/PR é também artista plástico. Nos últimos anos tem buscado aperfeiçoar as técnicas de mosaico no vidro e executa também painéis com pintura sacra em várias igrejas. O estilo da pintura neo bizantino valoriza mais os símbolos do que a anatomia, por isso mesmo, este modo de expressar as realidades relacionadas ao Sagrado são muito apreciadas nas igrejas do Oriente mas também bastante difundidas em nosso país. Na igreja de Matinhos elas cobrem grande parte das paredes na parte posterior da nave da igreja.Paulo Biscaia foi monge beneditino, e durante a vida monástica teve a oportunidade de conhecer, aprender e desenvolver a arte sacra e fazer dela um meio para expressar as realidades religiosas do povo fiel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...