segunda-feira, 27 de maio de 2013

FERIADO DE CORPUS CHRISTI

Corpus Christi significa Corpo de Cristo, vem do latim, e tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica. A festa de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão a quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.
Corpus Christi é feriado nacional no Brasil desde 1961. São celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo, ou no caso de não haver, o pároco da Igreja,o Santíssimo Sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira.
A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.
A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

CONCURSO DE CONTOS LEVA NOME DE "JORGE CRISANTO". MAS QUEM FOI ELE?



JORGE MANOEL CRISANTO nasceu em Matinhos no dia 14 de Setembro de 1926, cidade onde morou por toda sua vida. Filho de Manoel Crisanto Ramos e Amélia do Rosário, também nascidos em Matinhos.  Foi casado com Maria Alves Crisanto e tiveram 11 filhos, Fernando, Ico e Ana (falecidos), Bertolino, Leonor, Maria, Virgulino, Jorge, Madalena, Claudelino e Fabrício.  Trabalhou muito como pescador, operário do D.E.R., comerciante de palmito e de madeira (caxeta). Cultivava pequenas roças no local onde hoje se encontra o “Parque Rio da Onça”. Por curiosidade o rio que deu o nome a este parque foi nominado pelo Seu Jorge que, ao buscar água para suas roças junto ao seu pai e irmãos avistavam, frequentemente, uma “onça parda suçuarana”.  Essas trilhas para chegar às roças e ao rio permanecem até hoje dentro do Parque e segundo a família não são lembradas como obra do Seu Jorge. Foi católico fervoroso e fundou, junto aos pais e irmãos, a Igreja do Bom Jesus da Palmeirinha, antes muito festejado no dia 06 de Agosto, até com feriado municipal.  Dentre suas atividades também se destacou como artesão confeccionando balaios, cestos, covos e chapéus de cipó e taquara. Também fazia gamelas, pilão, remos, utensílio de cozinhas com as madeiras caxeta, maçaranduba, canela e capiúba.   Foi um grande contador de histórias, dentre elas a de um grito muito alto, parecido com uivo, que vinha da mata próxima ao rio e que assustava a todos que ouviam. Atualmente alguns de sua família dizem ouvir o mesmo grito cada vez que algum “parente” está doente ou para anunciar alguma morte. Seu Jorge também foi conhecido como “curador”, utilizando ervas e benzimentos, arte continuada pelos filhos Fabrício e Beto. Uma das história de Jorge Crisanto  foi a de que  um dia foi caçar pássaro e pequenos animais e se deparou com uma anta. Neste momento ele se encontrava apenas com chumbo fino na espingarda “pica-pau”, então misturou fruto maduro de palmito pela boca da arma a atirou, mas a anta não morreu e fugiu. Passado uns 18 anos, quando Seu Jorge mais uma vez se encontrava em suas caças, deparou-se com uma grande moita que corria de um lado para o outro. No começo levou um grande susto, mas, com cuidado conseguiu constatar que nada mais era que a mesma anta que antes havia acertado e que tinham em seu “couro” vários palmitos brotados. E jurava que era verdade... Seu filho Fabrício ainda tem guardadas várias orações escritas “a punho” pelo seu pai. Algumas muito bonitas e outras consideradas estranhas pelos filhos por ele nunca ter permitido que lessem. Até hoje estas orações permanecem fechadas pelo seu filho que não se atreve a lê-las. Jorge Manoel Crisanto morreu no dia 21 de Maio de 1999. 


quarta-feira, 22 de maio de 2013

LIVRO LIDO, PRAZER DIVIDIDO...




LIVRO LIDO, PRAZER DIVIDIDO... Se você tem livros parados em casa, lembre-se que eles não estão servindo para nada ou, quem sabe, de banquete para traças. As Bibliotecas de Matinhos contam com grande acervo mas, infelizmente, as obras de escritores brasileiros são as que menos retornam após o empréstimo. Por isso estamos nessa CAMPANHA de recebimento de doações de livros de autores brasileiros. Dê uma olhadinha... Os leitores de Matinhos ficarão muito gratos!!!


Sugestões:
Afonso Arinos
Alberto Mussa
Aluísio Azevedo
Antônio Calado
Ariano Suassuna
Autran Dourado
Bernardo Guimarães
Clarice Lispector
Érico Veríssimo
Fernando Sabino
Graça Aranha
Graciliano Ramos
João Ubaldo Ribeiro
Jorge Amado
José de Alencar
José Lins do Rego
Júlio Ribeiro
Lêdo Ivo
Lima Barreto
Lya Luft
Lygia Fagundes Telles
Luiz Ruffato
Machado de Assis
Manuel Antônio de Almeida
Mário de Andrade
Milton Hatoun
Nelson Rodrigues
Orígenes Lessa
Oswald de Andrade
Otto Lara Resende
Paulo Coelho
Paulo Leminski
Paulo Lins
Rachel de Queiroz
Raul Pompéia
Rubem Fonseca
Zélia Gattai

quinta-feira, 16 de maio de 2013

PROJOVEM É ATENDIDO NA INDÚSTRIA DO CONHECIMENTO


A Indústria do Conhecimento tem servido espaço para o Programa Projovem Trabalhador do Governo Federal em parceria com a Prefeitura Municipal de Matinhos e Governo do Estado. Este programa propõe preparar o jovem para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda. Estão participando jovens desempregados com idades entre 18 e 29 anos, membros de famílias com renda per capta de até um salário mínimo. 


O Projovem Trabalhador unifica as ações: Consórcio Social da Juventude, Empreendedorismo Juvenil, Juventude Cidadã e Escola de Fábrica. Os participantes recebem bolsa auxílio no valor de R$ 100,00, e em até seis parcelas, mediante comprovação de 75% de frequência ás aulas. Os cursos de qualificação são de 350 horas/aula, sendo 100 horas/aula de qualificação social e 250 horas/aula de qualificação profissional. 

O objetivo da ação de qualificação é estimular e fomentar a geração de oportunidades de trabalho, negócios, inserção social, bem como promover a visão empreendedora, com posterior inserção no mercado de trabalho de 30% dos jovens qualificados. 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...