quinta-feira, 29 de maio de 2014

DIREITO À MEIA ENTRADA


Embora seja um direito garantido por lei, a meia-entrada ainda gera algumas dúvidas. Assim, com o objetivo de facilitar o acesso a teatros, cinemas e eventos culturais, educacionais, científicos, esportivos e de lazer esta é a orientação quanto aos direitos do consumidor:

Estudantes do ensino fundamental, médio e superior - público e particular - (Lei Estadual 11.182/1995); idosos - com idade igual ou superior a 60 anos - (Lei Federal 10.741/2003 - Estatuto do Idoso); doadores de sangue registrados em hemocentro e bancos de sangue de hospitais do Estado (Lei Estadual 13.964/2002); e professores da rede de ensino público e particular do Paraná (Lei Estadual 15.876/2008) têm direito à meia-entrada, pagando assim a metade do valor estipulado ao público geral para o ingresso a espetáculos culturais, eventos esportivos, cinemas, exposições, entre outros. Na hora da aquisição do ingresso, devem, no entanto, apresentar os documentos comprovando a sua condição junto à bilheteria.

Ainda é comum a venda generalizada de ingressos com 50% de desconto, mediante a doação de um quilo de alimento. Neste caso, o estudante, professor, idoso, ou doador de sangue tem o direito a pagar a metade deste valor cobrado com a doação.

Se o estabelecimento recusar-se a oferecer o desconto, é preciso guardar o comprovante do valor pago e ir até a sede do órgão, ou dirigir-se aos Procons municipais para efetuar a reclamação, e trazer o RG, CPF e comprovante de residência.

Por lei, estão sujeitos à meia-entrada, as casas de diversão ou estabelecimentos que realizarem espetáculos musicais, artísticos, circenses, teatrais, cinematográficos, atividades sociais, recreativas, culturais, praças esportivas e quaisquer outras que proporcionem lazer, cultura e entretenimento como danceterias, bares, shows, estádios esportivos, parques de diversão, teatros e museus. Se o estabelecimento não conceder o desconto da meia-entrada, poderá receber sanções administrativas, que incluem entre outras, multa e possível suspensão de alvará de funcionamento.

Fonte: http://www.procon.pr.gov.br/

quarta-feira, 28 de maio de 2014

PASTEL DE MANINÍ


Maninís, como são conhecidos em Matinhos, são moluscos bivalves bem adaptados às praias expostas a ondas e com fundo arenoso, sendo encontrados na zona intertidal (entre-marés). A forma em cunha da concha e o pé bem desenvolvido proporcionam alta mobilidade e agilidade ao se enterrarem. São utilizados como alimento por populações costeiras e, também, como isca para pesca. No Brasil tem sua distribuição entre o Espírito Santo e o Rio Grande do Sul, onde é muito comum, formando colônias com centenas de exemplares. Pode ser encontrado até Necochea , na Argentina.





INGREDIENTES

Para a Massa

2 xícaras de chá de farinha de trigo
2 colheres de sopa de óleo
1 colher de sopa de cachaça
1 colher de sopa de vinagre branco
1 colher de chá de sal
1/2 xícara de chá de água morna
Óleo para fritar

Para o Recheio

500g de maninís limpos, sem casca e aferventadas.
2 tomates maduros picados
2 cebolas médias picadas
2 dentes de alho picados
1 xícara de chá de alvafaca, ou coentro de folha larga picado, ou uma mistura dos dois
Azeite de oliva a gosto
Sal a gosto

Você Vai Precisar

1 tigela funda
1 superfície enfarinhada para preparar a massa e abri-la
1 panela com tampa para fazer o recheio
1 frigideira ou tacho para fritar os pastéis
1 escorredor forrado com papel absorvente


PREPARO

Fazendo a Massa

Em uma tigela funda, misture a farinha e o sal. Junte o óleo, a cachaça e o vinagre, nessa ordem. Adicione a água morna e amasse com as mãos até dar liga. Quando a massa desgrudar totalmente das mãos e da mesa, está no ponto certo. Reserve.

Dica: Se você guardar esta massa da geladeira de um dia para o outro, seus pastéis vão ficar mais crocantes e sequinhos.

Dica 2: Se você achar melhor e mais prático use uma massa pronta para pastel. Você pode achar em qualquer supermercado ou pasteleiro.

Fazendo o Recheio

Em uma panela aqueça o azeite, refogue o alho, a cebola e os tomates bem. Em seguida adicione os maninís, acrescente a mistura de alfavaca e coentro de folha larga. Refogue por uns 5 minutos. Desligue o fogo, misture bem e deixe esfriar. Reserve.

Montando os Pastéis

Abra com um rolo em uma superfície enfarinhada até que fique nem muito fina nem muito grossa, corte no formato e tamanho que você quiser os pastéis.

Coloque o recheio no centro, fechando bem as bordas para que não abra na hora de fritar. Você pode umedecer as bordas e pressionar com a ponta de um garfo.

Frite os pastéis um a um ou em pequenas quantidades, dos dois lados. Deixe-os no escorredor forrado com papel toalha para retirar o excesso de óleo e sirva-os.

Bom apetite!!!

terça-feira, 20 de maio de 2014

GRUPO MUNICIPAL DE ARTE FOTOGRÁFICA PREPARA EXPOSIÇÕES


O Grupo Municipal de Arte Fotográfica foi criado pelo Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal com o objetivo de manter em atividade os alunos formados nos cursos de Olhar Fotográfico e que necessitam de dinâmicas de interação para desenvolver a percepção para temas e ramos específicos da fotografia, neste caso usando Matinhos e seus contextos como referência. O Grupo se prepara para sua primeira exposição física que terá como tema as “Relações Sociais” e uma digital mostrando “Matinhos - O que passa batido”. 


Já na sequência o grupo mostrará seu olhar sobre casais de terceira idade de Matinhos que vivem ativamente e com muita disposição cada minuto de suas vidas, dando exemplo de alegria e determinação. O Grupo Municipal de Arte Fotográfica se reúne todas as Quartas-Feiras às 14:00 Horas na Casa da Cultura de Matinhos sob orientação do Prof. Delcio Ramos. 

segunda-feira, 19 de maio de 2014

TERCEIRA IDADE TERÁ BAILE DA COPA


DEPARTAMENTO DE CULTURA PROMOVE BAILE DAS MÃES "ATIVA IDADE"



No dia 08 de Maio o Grupo Ativa Idade reuniu mais de 80 pessoas no Baile das Mães realizado na Casa da Cultura. O evento contou com muitas homenagens emocionantes além da tradicional alegria que contagia a todos os presentes com muita dança. A festa às mães também contou com um coquetel providenciado pelo próprio grupo e com o bolo de festa feito pelas integrantes. Foram distribuídos vários brindes confeccionados pelos alunos da Casa da Cultura, abrilhantando ainda mais o linda festa. 

Também houve o momento de fé quando todas as mães se reuniram num círculo para orar por todos os seus filhos nominados em corações e pendurados numa árvore no centro da roda, e a D. Deolinda Conceição Milliati foi homenageada pelos 60 anos de maternidade.  Os bailes temáticos do grupo Ativa Idade acontece mensalmente e já tem data para o próximo: 05 de Junho. Desta vez alusivo à festa da Copa do Mundo 2014. 

quarta-feira, 7 de maio de 2014

ALUNOS DE FOTOGRAFIA RECEBEM EXPOSIÇÃO DE MÁQUINAS ANTIGAS


No último dia 06 os alunos do Curso “Olhar Fotográfico” da Casa da Cultura de Matinhos tiveram o privilégio de contar com a presença do Sr. Orlando Silva de Oliveira do Grupo Ativa Idade expondo verdadeiras relíquias da arte fotográfica. S. Orlando sempre foi um grande apreciador desta arte e adquiriu, ao longo dos anos, máquinas e filmadoras que foram sempre muito bem zelados. Os alunos admiraram e gostaram muito de todo o material apresentado, além da grande simpatia e dedicação do S. Orlando em sua apresentação. 



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...