terça-feira, 18 de novembro de 2014

AS "ARTES PLÁSTICAS" EM MATINHOS

Texto e fotos: Célia Carvalho - Aluna do Curso de "Olhar Fotográfico" da Casa da Cultura de Matinhos
Orientação: Prof. Delcio Ramos

“Arte plástica” é a designação dada ao conjunto constituído pela arquitetura, a escultura, as artes gráficas e o artesanato artístico. É a criação de obras como: desenhos, pinturas, gravuras, esculturas e colagens, utilizando elementos visuais e táteis para representar o mundo real ou imaginário. O artista plástico lida com papel, tinta, gesso, argila, madeira e metais, entre outros materiais. 

Alguns artistas plásticos conhecidos em Matinhos – PR: 
Rafael Neckel Antunes - Sempre gostou de desenho, começou a pintar através da leitura renascentista desde 2006. Também deu aula na Casa da Cultura de Matinhos.  
Fabrizio dos Santos - Começou com pintura em tela e depois dedicou-se a talhar em madeira, reforçando seu aprendizado há dois anos com o professor Gesse Castro Ramos (UFPR-Litoral). Trabalha com madeira reaproveitada. 
Paulo José - Começou a pintura em tela há 17 anos,. Suas telas estão expostas na Casa do Artesanato, localizada no calçadão entre Matinhos e Caiobá.
Além desses Matinhos já conta com muitos outros artistas plásticos formados na Casa da Cultura de Matinhos através dos Cursos de Pintura em Tela e Mosaico. 



























sexta-feira, 14 de novembro de 2014

A ARTE COMO GERAÇÃO DE RENDA EM MATINHOS

Texto e fotos: Priscila Daguia - Aluna do Curso de "Ollhar Fotográfico" da Casa da Cultura de Matinhos
Orientação: Prof. Delcio Ramos

A arte não existe simplesmente para sua apreciação, hoje em dia ela serve também como uma fonte de renda para muitas pessoas. Isso dá a oportunidade de usá-la para o aproveitamento das vocações regionais, o incentivo à preservação das culturas locais e formação de uma mentalidade empreendedora. Aqui em Matinhos temos alguns exemplos de pessoas que além da sua profissão usam o dom da arte para também gerar um complemento em suas rendas. Apesar de termos a música, a gastronomia, a fotografia, as artes plásticas, entre outras; a mais forte na nossa região é o artesanato. Estes são comercializados em várias lojas particulares e, principalmente, na Feira de Artes e Artesanatos de Matinhos e Casa do Artesanato em Caiobá. Nas artes plásticas a “Arte Comercial” é bem representada pelo Artista Paullo José. 











terça-feira, 4 de novembro de 2014

O ARTESANATO URBANO EM MATINHOS

Texto e fotos: Sandra A. de Oliveira Castanho - Aluna do Curso de "Ollhar Fotográfico" da Casa da Cultura de Matinhos
Orientação: Prof. Delcio Ramos

Artesanato é uma prática universal, acontece em todos os lugares do mundo, desde sempre. Faz parte da natureza do homem produzir artesanalmente utensílios que facilitem seu cotidiano, ele faz isso desde a pré-história. Ao mesmo tempo podemos dizer que faz parte da essência feminina produzir objetos para enfeitar sua casa, a si mesma, suas vestes, etc. Essa é a essência do artesanato, a produção de objetos de decoração, enfeites ou utensílios, de forma manual, através de processos que não sejam industrializados e utilizando-se de materiais disponíveis e até reciclados. Em Matinhos o artesanato é encontrado em vários pontos da cidade, seja em lojas particulares ou pontos de divulgação como acontece no Salão de Artesanato da Casa da Cultura e na Associação dos Artesãos que se localiza no calçadão entre Matinhos e Caiobá, porém no calçadão da Rua Albano Muller, acontece a maior concentração destes profissionais durante todo o ano onde se realiza a Feira de Artes e Artesanatos. A Casa da Cultura de Matinhos também oferece vários cursos e oficinas para que as pessoas interessadas em trabalhar com o artesanato aprendam como desenvolver seus trabalhos artesanais.





















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...