quinta-feira, 19 de março de 2015

O MORRO DO ESCALVADO OU MORRO DA CRUZ


O Morro do Escalvado ou Morro da Cruz tem 262 metros de altura e está localizado próximo ao centro de Matinhos. Abrigou um teleférico que foi desativado em meados da década de 1990. Para chegar ao alto do Morro, de onde se tem uma ampla vista da orla marítima desde Guaratuba (à direita) até o balneário Praia de Leste, o principal caminho utilizado segue a antiga linha dos cabos do teleférico, que tem início no final da Rua Albano Muller, ou ainda pode se utilizar a antiga trilha pela Rua da Caixa D’Água. 


A trilha, ladeada por mata nativa, é muito íngreme e apresenta diversos pontos de erosão ao longo dos seus quinhentos e sessenta metros e está totalmente inserida no Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange. Seu traçado não foi preparado para a atividade de caminhada, o que aumenta o risco de quedas e pode tornar a subida cansativa. Parte da estrutura metálica do teleférico permanece no alto do Morro do Escalvado e recomenda-se não subir na mesma, para evitar acidentes.


Algumas curiosidades podem ser encontradas na subida como: as ferragens do antigo teleférico, a gruta que sempre abrigava uma imagem de Nossa Senhora, a vegetação diversificada... Até poder vislumbrar de imagens raras de Matinhos do alto do Morro. Ficou conhecido por Morro da Cruz por apresentar em seu cume, durante anos, uma cruz fixada por cristãos da Igreja Católica de Matinhos. 
Essa cruz era reposta cada vez que se deteriorava. A última foi feita em concreto com material levado em mutirão por um Grupo de Jovens nos anos 80. Os espelhos colocados nas pontas da cruz refletiam o sol, podendo ser vista de muito longe. Com a construção do teleférico essa cruz foi destruída. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...