quarta-feira, 17 de junho de 2015

MESTRE BACICO: PERSONALIDADE DA CULTURA DE MATINHOS

No último dia 16 de Junho, Geraldo Ferreira da Silva, conhecido na capoeira como Mestre Bacico, recebeu da Prefeitura Municipal o título “Personalidade da Cultura de Matinhos”, num evento que contou com a participação do Secretário Municipal de Educação, Prof. Alcides Benato, Vereador Jamerson Santana Gonçalves, Chefe do Departamento de Cultura de Matinhos, Prof. Delcio Ramos, representante do Ministério da Cultura, Juliano Martins Dobenstain, capoeiristas de vários Grupos, principalmente da Associação Zoeira Nagô, familiares e vários amigos.  Bacico é natural de Paranaguá, mas reside em Matinhos há 21 anos.  Pai de seis filhos: Raoni, Giovane, Thiago, Natalia e Letícia e Lucas e atualmente casado com Sandra Castanho. É Mestre de Capoeira formado pelo Centro paranaense em 1990, reconhecido pela Federação Paranaense de Capoeira e pela Liga Brasileira de Capoeira. Foi fundador da associação de Capoeira Zoeira Nagô com sede em Matinhos e atuação em todo o litoral do Paraná. É Membro do comitê gestor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), região Paraná; órgão responsável pela salva guarda da capoeira no Paraná e principalmente no Litoral. É um dos congressistas que atua na regulamentação e profissionalização da capoeira no Paraná. Faz parte da “Velha Guarda” da capoeira do Paraná, eleito por Fórum Estadual, e faz parte também do Conselho Superior de Mestres do Centro Paranaense de capoeira. 


Iniciou sua trajetória na capoeira de Matinhos em 1988, ministrando aulas de capoeira em vários pontos da cidade. Foi o idealizador do Projeto “Capoeira nas escolas de Matinhos” e Idealizador do Projeto CISECA (Centro de Integração Social e Educação Cultural através da Capoeira). É Fundador do Centro de Preservação Cultural Afro- Brasileiro, onde funciona a sede do bloco Urso Preto.  Músico percursionista e compositor do grupo de samba e pagode Jeito de Ser. Responsável pelos eventos capoeirísticos do grupo Zoeira nagô, sendo, o mais importante, o Angola Agosto que é realizado no mês de agosto e reune mestres de todas as regiões do Brasil. Foi policial militar por 27 anos.


Mestre Bacico não se destaca no município de Matinhos e na capoeira somente por seus títulos, mas principalmente pela luta incansável para que esta arte seja propagada como uma das principais manifestações artísticas desse país. Para tanto desejou e conseguiu em seu currículo a Licenciatura em Artes e atualmente também vem se dedicando à graduação em Educação Física. Por vezes Mestre Bacico reuniu crianças, adolescentes e adultos sem condições de pagar mensalidades e os ensinou gratuitamente. Sua capoeira é uma forma obvia de empreendedorismo social e amor ao próximo, mudando vidas e transformando comportamentos. Esse é o verdadeiro Mestre... Pois mestre não tem a missão somente de ensinar, mas de transformar... Mestre Bacico é admirado por toda a comunidade da capoeira do litoral do Paraná por sua determinação, caráter, desejo de transformação social e, principalmente, pela contribuição ímpar que deu na formação de valores de inúmeros matinhenses.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...