quarta-feira, 17 de junho de 2015

PEQUENOS ANIMAIS DE MATINHOS

Texto e Fotos: Aressa Henrique da Silva
Coordenação e Revisão: Prof. Delcio Ramos


Situada entre a Mata Atlântica e a praia, Matinhos possui uma vasta e diversidade de fauna e flora. Dentro dessa rica e variada gama, destacamos alguns pequenos animais que habitam a faixa de areia, encontrando o ambiente e o clima ideal para sobreviver.
São tão minúsculos que muitas vezes passam despercebidos aos nossos olhos, como a tatuíra que vive enterrada na areia molhada, se alimentando do plâncton trazido pelas ondas. Ou o garoçá, conhecido também como "siri". Esse pequeno crustáceo é encontrado na areia ou nas pedras em torno da praia. Também temos moluscos que vivem em conchas, e os pássaros que por sua vez se alimentas desses pequenos animais.
São animais tipicamente litorâneos, que fazem parte do bioma dessa região, alguns também são apreciados na culinária Caiçara. A diversidade ecológica dessa região é riquíssima, e está ao alcance de todos, em uma exposição gratuita chamada natureza. Aqui esses pequenos animais são registrados sob o olhar da aluna de “Olhar Fotográfico”, Aressa Henrique da Silva:














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...